Pilha de Daniell
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
Em certas situações, os reagentes se encontram com impurezas e as reações químicas não acontecem com aproveitamento total porque não ocorrem somente nos laboratórios, mas em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos desses tipos de reações que ocorrem em nosso dia a dia.
Quando dois reagentes são misturados e eles não se encontram em proporções iguais, um deles será consumido totalmente enquanto o outro poderá deixar certa quantidade sem reagir. O reagente que teve seu aproveitamento total é chamado de reagente limitante e o outro será o reagente em excesso.
Objetivo:
Observar e analisar alguns fenômenos químicos, nos quais, uma ou mais substâncias dá origem a novas substâncias ou materiais sofrem desgastes, transformações, dando origem a modificações estruturais.
Materiais e reagentes:
1. Balança analítica;
2. Tubos de ensaios;
3. Vidro de relógio;
4. Bastão de vidro;
5. Proveta graduada;
6. Béquer;
7. Espátula de porcelana;
8. Barras de zinco;
9. Ácido clorídrico (HCL);
10. Hidróxido de sódio (NaOH);
11. Sulfato de cobre (CuSO4).
Experiência 1
Procedimento:
No laboratório,