Pilha de cobre (cu) e magnésio (mg)
| Pilha de Cobre (Cu) e Magnésio (Mg) |
Diferença de potencial é representado por d.d.p, nas pilhas o seu calculo é feito da seguinte maneira: ddp= Eº redução – Eº oxidação Onde Eº é a energia de potencial de cada elemento, o elemento que sofre oxidação é aquele que tem a menor energia potencial.
Neste experimento iremos montar uma pilha de cobre e magnésio que fará um relógio despertador funcionar, o eletrólito utilizado será o vinagre.
Eletrólito é uma substância (solução) que contem íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), e por esse motivo é capaz de conduzir corrente elétrica. Os íons que compõem o eletrólito (vinagre) são:
H3CCOOH + H20 ( H3CCOO + H30
A semi-reação do cobre é:
Cu2+ + 2e- ( Cu Eº= +0,34 V A semi-reação do magnésio é:
Mg ( Mg2+ + 2e- Eº= -2,36 V
A equação global da pilha é:
Cu2+ + Mg ( Cu + Mg2+
O elemento ânodo é o lado negativo da pilha e também é aquele que sofre oxidação, ou seja, sua energia potencial é a menor entre os elementos usados. Neste caso o elemento ânodo é o magnésio. O elemento cátodo é o lado positivo da pilha e também é aquele que sofre redução, ou seja, sua energia potencial é a maior entre os elementos usados. Neste caso o elemento cátodo é o cobre. Já que d.d.p é a energia potencial do elemento que sofre redução menos a energia potencial do elemento que sofre oxidação, logo a d.d.p será:
d.d.p. = +0,34 – (-2,34) d.d.p.= +2,70