Pilates
Professora: Vanessa Laranjeiras
Equipe: Alzenir Alves Ketyly karolyny Maria Rafaelle Veronica Adelaide
MÉTODO DE PILATES
Recife 2013
Introdução
Dentro dos limites de atuação dos métodos e técnicas inerentes à Fisioterapia, o método “Pilates” se enquadra no âmbito das atividades regulamentadas pela Fisioterapia como recurso mecano-cinesio-terápico e quando administrado unicamente por um fisioterapeuta será sempre reconhecido como fisioterapia. Abaixo um breve histórico do método Pilates e uma entrevista, concedida à assessoria de comunicação do CREFITO-8, com a fisioterapeuta e bailarina Alessandra Lange.
Método do Pilates O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. Benefícios
*Aumenta a resistência física e mental;
*Alongamento e maior controle corporal;
*Correção postural;
*Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
*Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
*Melhora da coordenação motora;
*Maior