Pilates
Com todas essas influencias, mudou seu nome para Pilates e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força. Se focalizou nas técnicas respiratórias para melhorar a asma e também fazia exercícios ao ar livre de calção branco para melhora do raquitismo.
Aos 14 anos de idade estava em ótima forma e pousou para gráficos anatômicos.
Estudou musculação, yoga, artes marciais e ginástica. E é de movimentos destas modalidades que pilates se baseou para a criação da sua técnica, como por exemplo movimentos de yoga no aparelho reformer, pontapés e socos em alguns aparelhos com elástico ou no chão, e movimentos de ginástica no aparelho cadeira. O movimento natural dos animais também inspirou pilates, e isto pode ser visto no cat stretch.
Abriu uma academia de ginástica nos Estados Unidos, o método era sobre contrologia, onde incentiva a mente a controlar os músculos, e foca a sua atenção nos músculos posturais que ajudam a manter o equilíbrio do corpo e dão suporte para a coluna vertebral, tendo assim uma melhora na postura da pessoa.
Os aparelhos inventados por Pilates foram: Cat Stretch,Cadeira de Pilates, Cama de Pilates, Cadillac,Cadeira Wunda, Reformer e Ladder Barrel. Estes aparelhos não usam pesos, e sim molas.
Os exercícios ensinam a consciência da respiração, alinhamento da coluna vertebral, e o fortalecimento do tronco e músculos abdominais. Também modela o corpo, dá força, flexibilidade, alonga, controla, trabalha a coordenação motora, fortalece e tonifica, assim como é dito no vídeo da globo.
O legado e as técnicas de Pilates foram preservados até depois de sua morte e desenvolvidas por bailarinos,