pierre bourdieu
Cronologia de Pierre Bourdieu elaborada pelos professores Maria Alice Nogueira e Cláudio M. Martins Nogueira (com a colaboração de Gisele Ferreira da Silva e Vanda Lúcia Praxedes).
“1930 – 1º de agosto – Pierre Félix Bourdieu nasce em Denguin, pequeno vilarejo da província do Béarn, região rural do Sudoeste da França, situado nos Pirineus e próxima da Espanha, onde a língua nativa era o occitânico. Seu pai, Albert Bourdieu, originário de uma família de camponeses, havia se tornado, ao redor dos 30 anos, modesto funcionário público dos Correios, tendo exercido, ao longo da vida, o ofício de carteiro na região do Béarn. Sua mãe, Noémie Bourdieu, também proveniente do meio rural, pertencia a uma família de agricultores com nível social um pouco mais elevado.
1941-1947 – Frequenta o Liceu de Pau (capital do Béarn), onde cursa a primeira parte do ensino secundário e se distingue nos estudos.
1948-1951 – Recebe uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio e, a conselho de um de seus professores do Liceu de Pau, ingressa no Liceu Louis-le-Grand, em Paris, reputado por constituir o melhor curso preparatório para o ingresso na École Normale Supérieure de Paris e por reunir os melhores alunos do país.
1951-1954 – Ingressa na célebre Escola Normal Superior (ENS) da Rue D’Ulm, em Paris, o mais importante centro de recrutamento e formação da elite intelectual francesa. Diploma-se, nessa escola, em Filosofia, aos 25 anos. Na mesma época, realiza estudos de graduação também em Filosofia na Faculdade de Letras de Paris (Sorbonne), onde defendeu a tese intitulada “Estruturas temporais da vida afetiva”.
1954 – Obtêm – juntamente com Jacques Derrida e Emmanuel Leroy-Ladurie – aprovação no concurso de Agrégation (concurso público de admissão ao cargo de professor de liceu ou de faculdade).
1954-1955 – Passa a lecionar Filosofia no Liceu de Moulins, pequena cidade situada na região central da França.
1955-1958 – É convocado e presta o serviço