Pibid
Temas Diversos
Unicap
Aluno: Nestor Alves
Prof: Amaro Coelho
Curso: Licenciatura em ciências Biológicas
Crescimento Populacional
Para entender o comportamento das populações de um ecossistema, é necessário fazer o estudo do crescimento populacional. Quando se faz a medição do tamanho da população de tempos em tempos, pode-se ter uma idéia se ela está aumentando ou diminuindo, podendo correlacionar com outros fatores como clima, alimento, etc.
A taxa de crescimento de uma população é a variação do número de indivíduos num determinado espaço de tempo.
Quando levamos em conta apenas a variação do número de indivíduos em um determinado período, estamos falando de taxa de crescimento absoluto, que é calculada da seguinte forma: taxa de crescimento absoluto = (Nf - Ni) / t
Onde:
Ni = número de indivíduos no início do período considerado Nf = número de indivíduos no final do período considerado t = duração do período considerado.
A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial é chamada de taxa de crescimento relativo, e é calculada da seguinte forma: taxa de crescimento relativo = ((Nf - Ni) / Ni) / t
Se estivermos utilizando o cálculo entre duas espécies, podemos saber qual está crescendo mais rápido que a outra.
Potencial Biótico e Resistencia do Meio e Otimização
Potencial biótico e resistência ambiental Havendo condições extremamente favoráveis, a população crescerá numa taxa máxima, denominada potencial biótica pelo biólogo norte americano R. M. Chapman. Ele é diferente para cada espécie e depende do seu potencial reprodutivo, de quantos filhotes pode produzir num determinado espaço de tempo. Assim, um simples marisco pode produzir 55 a 114 milhões de ovos. Peixes depositam, geralmente, centenas deles; os sapos o fazem às dezenas. Pássaros, usualmente, colocam de 1 a 20 ovos, e poucos mamíferos tem ninhadas com mais de 10 filhotes.
Nestas