Pib ou fib
O PIB (Produto Interno Bruto) é um índice considerado eficiente, utilizado pelos economistas, empresários e políticos para medir a quantidade de riqueza que um país consegue gerar com suas atividades produtivas (comércio, indústria e serviços, por exemplo). E os governos o usam para formular suas políticas públicas, buscando formas de gerar ainda mais riqueza, com o intuito de crescer mais rápido. Entretanto, sabemos que as fortunas expressas através deste índice, não retratam, de fato, o real potencial de uma população - individualmente falando, tampouco mostra o grau de satisfação e bem estar de cada ser.
Diante de tantos problemas sociais e ecológicos que acometem os países já desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento, economistas do mundo inteiro, inclusive o meu Professor, que é um “Capitalista Fervoroso”, estão questionando o uso do PIB, e propondo novos índices de desenvolvimento, no molde do FIB (Felicidade Interna Bruta), pois enquanto o primeiro índice demonstra o retorna satisfatório para os governantes; o segundo índice explicita a satisfação de uma população – pode ser que num futuro breve ocorra um consenso entre os dois índices.
O PIB pode ser utilizado de forma nominal ou real: quando nominal, é calculado considerando o ano em que o produto foi criado e comercializado (preços correntes); quando real, é calculado a partir de um ano base, eliminando-se o efeito da inflação (preços constantes). Os economistas indicam, para uma avaliação mais consistente, o uso do valor real, que pode sofrer oscilação conforme valorização ou baixa da moeda local. Podendo ser calculado, inclusive, agregando-se outras óticas, como da Oferta e do Rendimento, explicitando até mesmo sua distribuição per capta.
Quando se pensa em mensurar o grau de desenvolvimento de uma Nação, considerar-se-á o PIB como fonte primordial de informação, contudo, ele sozinho não expõe a felicidade e satisfação individual do seu povo.
O FIB é calculado a partir