FIB CORRIGIDO ALO SIO 97
1398 palavras
6 páginas
Sumário1 JUSTIFICATIVA 4
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivo Específico 5
3 Hipótese 5
4 Metodologia 6
5 Recursos 7
6 Cronograma 7
7 Orçamento 8
8 Refrencias 8
1 JUSTIFICATIVA
Você é feliz? Se sente satisfeito com o que tem? E como você é? Muitas pessoas sentem dificuldade em responder a essas perguntas com sinceridade e franqueza, pois não é fácil mesmo exigir de nós uma profunda reflexão sobre o modo de viver. Essa preocupação com a felicidade e a satisfação das pessoas começou em 1972, com o conceito de Felicidade Interna Bruta - FIB, elaborado pelo rei butanês Jigme Singye Wangchuck. Seu país foi apontado por de ter um dos menores PIB (Produto Interno Bruto), do mundo. Em resposta, Jigme declarou o seguinte: “A Felicidade Interna Bruta é mais importante do que o Produto Interno Bruto - PIB”. Acrescentou ainda que o país poderia não ser rico, mas o povo era feliz e satisfeito. Foi assim que começou a surgir indicadores para medir a satisfação do povo. Os butaneses afirmam que através do FIB, eles preservam a integridade espiritual da sua nação, e esforçam para equilibrar o desenvolvimento econômico com preservação ambiental, uma boa governança e promoção cultural.
Iniciaremos um trabalho de conscientização sobre o que é possivelmente a felicidade. Acreditamos que uma pesquisa nesta área poderá trazer melhorias ao modo de vida e até mesmo, em um futuro próximo, ser utilizado como instrumento para medir a qualidade de vida das pessoas, a satisfação pessoal e ser usado como índice para pautar políticas públicas.
Hoje, o tema ainda é pouco difundido no estado, até onde sabemos não há em andamento nenhum projeto que trate do assunto, somente dois técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, (Sebrae/MT) estão sendo qualificados para medir a (FIB) dos mato-grossenses. A expectativa é que a medição comece já em 2011, quando o Sebrae/MT vai inaugurar o Espaço do Conhecimento onde serão desenvolvidas várias