PIB 2013
Comparação Brasil com outros países
Em meados da década de 1940 um método de medição de desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991) Nobel de Economia em 1984 por ter desenvolvido o modelo de contabilidade que pode ser aplicado à identificação de atividades econômicas em escala nacional e internacional.
O PIB-Produto Interno Bruto é uma medida do valor dos bens e serviços que uma região produz num período, na agropecuária, indústria e serviços produzidos internamente e é o principal indicador do crescimento e desenvolvimento econômico de uma região (Município, estado, país ou grupo de nações). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.
A medição foi aplicada no mundo e no Brasil em 1948, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) organismo criado em 1945, com objetivo de estabelecer a cooperação econômica em escala global.
Até 1990 a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era a responsável pela medição do PIB no Brasil, atualmente essa incumbência pertence ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento.
Qual a importância de existir um indicador como o PIB?
Podemos citar:
- Dimensionar o tamanho de uma economia e comparar com outras. Para essa comparação é necessário que diferentes regiões utilizem o mesmo método de mensuração econômica.
- Avaliar como essa economia tem se comportado ao longo do tempo. Quando uma determinada região apresenta declínio de dois trimestres consecutivos no valor do PIB, significa que sua economia encontra-se em recessão técnica.
- Identificar qual a estrutura o perfil dessa economia, ou seja, quais setores compõe esse PIB e quais são os mais relevantes.
Como pode ser calculado o PIB?
Partindo-se da premissa que quanto mais