Piaget
História
□ Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 09 de agosto de 1986. □ Interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. □ Licenciou-se em 1915, em Biologia. □ Título de Doutor em Ciências (1918) pela Universidade de Neuchâtel. □ Pesquisas com o teste de Burt em crianças parisienses e crianças deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formação do número na criança. □ Em 1923, assumiu a direção do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistemáticamente, a inteligência. □ Em 1947 publica seu primeiro livro de síntese da teoria, “A psicologia da Inteligência”. □ Em 1949, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Brasil (hoje UFRJ). □ Em 1950 publica “Introdução e epistemologia genética” onde explica o pensamento matemático, o pensamento físico, o biológico, psicológico e sociológico. □ Piaget falece em 16 de setembro de 1980. □ Deixa aproximadamente 70 livros e mais de 700 artigos. Teoria de Piaget
- Para Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao meio exterior.
- Os indivíduos segundo Piaget se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio em que vivem. O comportamento de cada um de nós é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.
- Esta teoria é caracterizada como interacionista. Quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.
- Para Piaget a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação.
- Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações.
- A partir de resultados oriundos de suas