Piaget
Jean Piaget estudou crianças em seu movimento e comportamento na interação com o meio, sujeitos e objeto. Piaget desenvolveu uma teoria chamada “epistemologia genética” que significa, o estudo da forma como o conhecimento é adquirido, buscando compreender o desenvolvimento da inteligência e processo de conhecimento usando o método clínico. A “epistemologia genética” levou ao construtivismo que promove a construção do conhecimento, aprendizagem e a autonomia.
A teoria de Piaget é dividida em períodos, sendo eles, sensório motor (0 a 2 anos) onde a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca; pré-operatório (2 a 7 anos) ocorre o aparecimento da linguagem, fator importante que contribui para modificações no aspecto intelectual, afetivo e social da criança; operações concretas (7 a 11 ou 12 anos em diante) é caracterizado pelo inicio da construção lógica, isto é, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes; e operações formais (11 ou 12 anos em diante) ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as operações no plano de ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas. Piaget intitulou estas etapas em “períodos do desenvolvimento”
O presente trabalho busca esclarecer as principais fases de desenvolvimento da criança e indicar a importância dos jogos em cada uma delas.
1. JOGAR E BRINCAR A brincadeira está presente em diferentes tempos e lugares de acordo com o contexto histórico e social no qual a criança está inserida. Ela pode ser uma