piaget
“ Por que a psicologia facilita o processo de educação? “
Pensar numa educação panfletada onde os textos são “fabricados”, é anular um estudo que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos, visando uma educação que agrega, que coloca todos independente de classe social no mesmo contexto de aprendizagem.
Para tal, o que foi desenvolvido por grandes estudiosos precisa ser trazido para a realidade da problemática atual. O estudo realizado por Skinner (Filósofo da era moderna) traz a tona a necessidade de escola como um ambiente que sirva de estímulo, promovendo um contingente (condição) de reforço visando respostas positivas principalmente de alunos com grande potencial no entanto muitas vezes desinteressados. Em outro patamar, cada aluno chega a sala de aula com um histórico pessoal, compreender que através do que se passa no subconsciente desse aluno, foi uma forma encontrada pelo psicanalista Freud, de entender as razões de certos comportamentos em sala de aula, e assim auxiliar esse aluno para que ele aprenda a importância de suprimir seus impulsos. Estudos desenvolvidos pelo psicólogo Jean Piaget defendem uma das teses mais relevantes do meio, para o psicólogo o objetivo último da educação não deve ser o acúmulo de informação, mas sim o desenvolvimento e formação das estruturas intelectuais, por fim, o psicólogo Vygotsky defende que o crescimento intelectual das crianças ocorre em virtude de suas relações sociais e condições de vida.
Dada a conscientização da importância dos estudos realizados, entendemos o quando a psicologia engrandece e auxilia no processo de educação, cabe a todos e a cada um (família, escola, sociedade) cumprir o seu papel dentro desse processo, a sociedade necessita, o futuro da educação agradece.