Piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel-Suíça, em 1896 e faleceu em 1980 em Genebra. Deste que era pequeno já era interessada em filosofia, religião e ciência. Passou a gostar também em estudar sobre o raciocínio da criança dentro da psicologia experimental. Ele quase se tornou o sinônimo de Pedagogia devido a grande influência na educação. Foi biólogo dedicando-se a observação científica sobre o ser humano e em particular a criança.
Segundo Piaget o pensamento infantil passa por 4 estágios:
· Fase do bebê;
· 1º Infância
· 2º Infância
· Adolescência (e é aqui que ela atinge a capacidade plena)
Para Piaget, o conhecimento se dá por descoberta que a própria criança faz e que o aprendizado é constituído pelo aluno, e é sua teoria que inaugura a corrente construtiva.
Educar para ele, é "provocar atitudes”. As crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica, e isto se dá através de dois mecanismos: Assimilação e Acomodação.
· Assimilação: Incorpora objeto do mundo exterior a esquemas mentais existentes. Significa essencialmente aplicar o que já se sabe.
· Acomodação: Muda essa ideia ou estruturas cognitivas para incluir o novo conhecimento em resposta às demandas do ambiente. Significa ajustar o conhecimento em respostas às características de um objeto ou evento.
De acordo com Piaget o conhecimento é adquirido por meios de conflitos cognitivos os quais o indivíduo é submetido ao longo de sua vida, com isso passa por estágios de aprendizagem que são responsáveis pela condição de assimilação do conhecimento. Para Piaget o indivíduo só está pronto para aprender se seu cognitivo estiver preparado para isto.
O método utilizado na aprendizagem para a educação consiste na interação contínua do indivíduo com o meio em uma relação cognitivo estiver preparando mútua, através da mediação do professor.
Quando maior e mais cedo o indivíduo estiver em interação com o