piaget
Segundo Goulart pag.45 Para Piaget “o desenho é uma forma de função semiótica situada entre o jogo simbólico, que também provoca prazer funcional, e a imagem mental, com a qual partilha o esforço de imitação com o real, [...] Piaget baseou-se nos estudos de Luquet para analisar as fases do desenho infantil.”
Este autor dividiu o realismo do desenho em diferentes fases, sendo a primeira: Realismo fortuito, onde a criança faz uma garatuja; Realismo gorado ou fase da incapacidade sintética; Realismo intelectual onde a criança ignora as perspectivas e as relações métricas, porem leva em consideração ligações topológicas e o Realismo visual onde o que a criança vê não é mais representado de um ponto de vista de uma perspectiva particular.
No discorrer do trabalho será apresentado os estágios do desenvolvimento do grafismo de Luquet e cognitivo de Piaget, em conjunto com os anexos de desenhos de crianças de 2 a15 anos, onde o objetivo do estudo foi avaliar o material coletado descrevendo as representações proposto pelos traços apresentados e consequentemente identificando qual estagio o mesmo se encontra.
Referencia:
Iris Barbosa Goulart. Piaget: experiências básicas para a utilização pelo professor. 25 ed. Petropolis/ Rj: Vozes, 2009, parte 2- pag. 45,46.