Piaget
(Jean Piaget)
“Psicologia da Educação”.
Profº: Aline Portilho
Pedagogia – 1ª e 2ª série
CAMPINAS, 24 DE SETEMBRO DE 2012.
Daniela Silveira Bufan RA: 4671913522
Fabiano Barbieri Nogueira RA: 3705614351 Marjory Lima Gonçalves RA: 3714658499 Rosemeire Batista Lopes RA: 4836923401
Sir Jean William Fritz Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980.
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.
As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda. Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Aos professores, cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos.
Sensório Motor: Dura do nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. O bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações