Piaget e a teoria do desenvolvimneto
Tema Pagina
Introdução…………………………………………………………………………2
Estádio do desenvolvimento segundo J.P……………………………………..4
Estádio sensório-motor (0-24 meses)…………………………………………..4
Estádio pré-operacional (2-7 anos)……………………………………………..5
Estádio das operações concretas (7-12 anos)………………………………...6
Estádio das operações formais (12 anos em diante)…………………………6
Referências Bibliográficas………………………………………………………7
Introdução
O que acontece com o homem, a nível de desenvolvimento, durante a vida? Como se dá a maturação do ser humano em cada período da existência?
Piaget, integracionista das ideias nativistas e empiristas trabalhou durante muito tempo essas questões propondo uma teoria cognitiva. A construção teórica de Piaget abarca principalmente o desenvolvimento humano até a idade adolescente (período operacional formal - 16 anos) daí para frente, ou seja: da adolescência à velhice, Piaget pouco contribuiu.
Apenas salienta que a forma final atingida na adolescência consistirá no padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta.
Piaget salienta que existe algo que impede o organismo de dominar de uma só vez, tudo que é cognoscível num determinado terreno, ou seja: não podemos conhecer tudo de uma vez num determinado terreno porque nossa percepção é selectiva e obedece uma ordem lógica e ainda – demanda actuação sobre o objecto de conhecimento. Piaget para construir seu "arcabouço" teórico actuava com seus próprios filhos como objecto de conhecimento além das experiências que conduzia.
Por outro lado também, Piaget não quis dizer que o desenvolvimento intelectual atinge um ápice na adolescência e depois se paralisa. Nada disso, simplesmente o que ocorre é que, uma vez atingido o grau de maturidade mental representado pela oportunidade de realizar operações mentais formais, esta será a forma predominante de raciocínio utilizada pelo adulto. Seu desenvolvimento posterior, segundo ele,