Sistematizaçao
• Texto RODRIGUES, José Carlos. Os Outros e os outros in Antropologia e Comunicação: Princípios Radicais. Rio de Janeiro: PUC: 2008, p. 111 a 180.
• Ideia Central Tomando como consideração o título do texto, a idéia central torna-se óbvia − a antropologia como ciência para compreender o outro. E, tal ciência o homem é objeto de estudo e pesquisador simultaneamente, dessa forma, Rodrigues declara a própria “visão de mundo” do homem antropocêntrica, ou seja, enxerga através de suas próprias lentes.
• As três principais idéias abordadas pelo autor a) A cultura é elemento fundamental, é a lente humana, é o que diferencia o homem das outras formas de vida. Ao fazer uso de uma lente específica todos os homens vêem o mundo de maneira etnocêntrica, assim os indivíduos que compartilham uma determinada cultura são solidários em uma mesma visão etnocêntrica. b) O etnocentrismo é inerente à sociedade dos homens, pois através deste, a sociedade pode se identificar, afirmando sua diferença dos outros. O autor trabalha com a “lógica do etnocentrismo” e esta consiste em isolar uma característica especifica de uma cultura e torná-la definidora da natureza humana, porém há culturas que demonstram compreensão à diferença, mas nos termos de desigualdade, onde ficam evidentes o “superior/inferior”. Isso ocorre no período colonial, por exemplo, os colonizadores (superiores) querem “humanizar” os nativos (inferiores). Nesse contexto é possível aparecer o etnocentrismo invertido, onde o individuo não se define por sua própria cultura, mas adora a cultura do superior, vendo-se realmente como inferior. c) A ciência é etnocêntrica, já que o “olhar científico” nada mais é do que o olhar através das lentes de uma sociedade especifica – olhar etnocêntrico, inexoravelmente. A antropologia é a ciência especial que surge com intenção de ser neutra e livre de etnocentrismo, mas a verdade é que é fruto da visão da sociedade moderna