PIac
Modalidade masculina e feminina
Coordenação Iury Lopes da Silva e Alexsandra Sales Lima.
Apoio: PSF – Determinados pela a saúde, NASF e secretária escolar Euzânia Lourenço Costa.
A prática esportiva escolar é, inegavelmente, um dos fatores de desenvolvimento esportivo de um país. É naquele ambiente que o esporte pode exercer sua função de inclusão. Mas, no caso brasileiro, a questão é muito mais complexa pois passa por fatores que impedem que esta prática seja difundida por todo o país.
Inicialmente, devemos lembrar que o esporte na escola está vinculado à prática da educação física que faz parte de um contexto muito mais amplo chamado “educação”. Nessa perspectiva como podemos pensar em uma prática de educação física (e esportiva) massiva se a nossa “educação” é tratada de forma não prioritária por aqueles que deveriam olhá-la como a principal solução para gerar um desenvolvimento mais adequado de nossos jovens e, consequentemente, do nosso país?
Este fator gera consequência desagradáveis para nosso esporte, pois não havendo prática massiva nas escolas, deixamos de ter equipes, e, consequentemente, deixam de existir competições escolares que deem aos praticantes a chance de participar com mais frequência de eventos esportivos. E o caso se agrava quando chegamos ao esporte universitário que, a meu ver, perdeu totalmente sua finalidade e, atualmente, é gerido de forma negligente e até, irresponsável por grupos que estão muito mais preocupados com as festas e manifestações que os torneios universitários promovem.
Por conta dessa situação resolvi então juntamente com a professora Alessandra e a equipe técnica do PSF que atende o nosso distrito fazer um campeonato de futebol na modalidade masculina e feminina na faixa etária entre 12 e 14 anos.
O evento foi realizado na quadra poli esportiva Mundico Barbosa situada na Praça Raimunda Caldeira s/n° . Contamos com a participação de alunos de outras escolas, Escola Estadual do