PI Inov
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM GESTÃO EMPRESARIAL
Bruno de Souza Vasconcelos
IMPRESSORAS 3D A TECNOLOGIA DA AGILIDADE
São Paulo
2015
1 INTRODUÇÃo
Apesar da tecnologia envolvendo as impressoras 3D já ter alguns anos, a popularização das impressões 3D é recente, com a venda de impressoras com preços cada vez mais acessíveis ao público.
Essa popularização tem gerado diversas discussões a respeito da busca do equilíbrio da utilização das impressoras 3D. A tecnologia que pode ser muito útil para melhorar e até salvar vidas é a mesma capaz de produzir armas e outro objetos capazes de acabar com outras vidas.
O Departamento de Segurança dos EUA tem estado preocupado com a aplicação dessa tecnologia para a produção de armas, sendo sua composição quase que toda de plástico com pequenas partes de metal, esse tipo de armamento não seria detectado facilmente pelos sistemas tradicionais. O congresso dos EUA irá propor novamente uma lei para banir o uso e manufatura de armas impressas, a lei se chama “The Undetectable Firearms Modernization Act”. Ela exigirá que partes essenciais da arma sejam feitas de metal.
Na California existe uma propost a de lei intitulada “AB-37 Libraries: 3D printers” que obriga que as bibliotecas que possuam impressoras 3D acessíveis ao público tenham avisos que lembrem o usuário sobre a responsabilidade que ele tem sobre aquilo que imprime.
Por outro lado cada vez mais médicos e especialistas na área da saúde tem utilizado a tecnologia para salvar diversas vidas.
A popularização da tecnologia tem tornado os preços cada vez mais acessíveis, uma tecnologia que antes parecia ser o hobby de poucos com alto poder aquisitivo, hoje pode ser a realidade de um amplo mercado.
Essa mudança tecnológica pode redefinir a economia de produção industrial, podendo descentralizar completamente o negócio. É necessário pouco capital para imprimir em 3D em escalas industriais, uma vez que a tecnologia e os matérias