Pi/4_DQPSK
482 palavras
2 páginas
Modulação π/4-DQPSKJuiz de Fora
2013
SUMÁRIO
I – QPSK
II – π/4-QPSK
III – DQPSK
IV – π/4-DQPSK
I – QPSK
A modulação QPSK é uma técnica de modulação derivada do PSK, porém neste caso, são utilizados parâmetros de fase e quadratura da onda portadora para modular o sinal de informação.
Como agora são utilizados dois parâmetros, existem mais tipos possíveis de símbolos nesta constelação, o que permite que sejam transmitidos mais bits por símbolo. Por exemplo, se quisermos transmitir 2 bits por símbolo, ao invés de 1 bit por símbolo como no caso PSK, teremos 4 tipos de símbolos possíveis, isso quer dizer que a portadora pode assumir 4 valores de fase diferentes, cada um deles correspondendo a um dibit, como por exemplo 45o, 135o, 225o e 315o. A figura abaixo ilustra em um diagrama de fase e quadratura (IQ) os 4 possíveis símbolos gerados pela modulação QPSK usando 2 bits por símbolo.
Constelação do sinal QPSK
II – π/4-QPSK
A constelação do sinal de π/4-QPSK (π/4-Quadrature Phase Shift Keying) pode ser visto como uma superposição de duas constelações de sinal QPSK deslocados de 45o um do outro, resultando assim em oito fases. Os símbolos são selecionados alternadamente entre as duas constelações QPSK, e como resultado temos que símbolos sucessivos tem uma diferença de fase que corresponde a um dentre quatro ângulos; π/4 e 3π/4.
Constelação do sinal π/4-QPSK
O sinal modulado é mostrado abaixo para um segmento curto de uma sinal binário aleatório dados.
A construção é o mesmo para QPSK normal, porem sucessivos símbolos são tomadas a partir das duas constelações mostradas no diagrama (azul e verde). Logo, para o sinal 11000110:
III – DQPSK
A modulação DQPSK é uma forma particular da modulação QPSK, na qual ao invés de ser enviado um símbolo correspondente a um parâmetro puro de fase, este símbolo representa uma variação de fase. Neste caso, cada conjunto de bits representado por um símbolo provoca uma variação de fase