PI 1
Alexandre Aparecido de Morais 1
Larissa Natasha Vital Berbert2
Marcelo Oliveira Novaes3
RESUMO
Neste espaço, os alunos deverão apresentar um resumo do artigo, desenvolvendo os seguintes tópicos: objetivo geral e específicos do trabalho; metodologia utilizada para alcançar estes objetivos; organização pesquisada (se for o caso); resultados atingidos; breve consideração final. Este texto deve ser redigido em parágrafo único e espaço simples, contendo no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Não deve incluir citações.
Palavras-chave: Gestão de estoques, Kaizen, Kanban e Qualidade total.
1. INTRODUÇÃO
A competitividade existente hoje em praticamente todos os seguimentos de mercado faz com que as organizações sejam desafiadas a operar de forma eficiente, com o mínimo de retrabalho e desperdício, seja de material, tempo ou de recursos humanos e financeiros. A gestão de estoque em muitas empresas não recebe a atenção necessária por parte dos gestores, o que é certamente um erro, pois este fato pode afetar diretamente os lucros da empresa.
As empresas que se preocupam com a movimentação dos materiais, o transporte e o estoque dos mesmos, desde o início ao término do processo com o mínimo de manuseio e a entrega correta aos locais determinados, evita atrasos e manuseios desnecessários, o que vem a colaborar para a redução dos custos e uma maior produtividade.
Quando se fala em controle de estoques existem inúmeras alternativas, são muitas as filosofias e ferramentas a disposição para auxiliar nesta atividade, e é claro é diferente para cada empresa.
Este estudo tem o objetivo de analisar o estoque de embalagens da empresa, assim identificar desperdícios, melhorar a produtividade e a qualidade dos processos. A metodologia utilizada para melhorar os processos foi o Kaizen, o estudo propõe também a implementação do Kanban e Curva de Pareto para melhorar o controle do estoque de embalagens acabadas na Qualy