PHILIPS EXPO 58
PAVILHÃO PHILIPS EXPO 58
• Arquitetos: Le Corbusier e Iannis Xenakis
• Ano:1958
• Tipo de projeto: Efêmero
• Materialidade: Concreto
• Estrutura: Metal
Pavilhão Philips é o nome do edifício projetado por Le Corbusier e Iannis
Xenakis, localizado em Bruxelas, Bélgica. A construção foi executada para a Expo
58. Sua concepção baseia-se em superfícies derivadas de uma mesma linha parabólica. Os princípios da arquitetura do edifício foram os mesmos utilizados nas peças musicais "Metastasis" e "Concret PH", de Xenakis.
PERSPECTIVA
Podemos ver na perspectiva tridimensional e nas formas que o edifício ergue-se como uma tenda. Três pontas criam as formas hiperbólicas vindas de uma simples equação matemática. Uma fina casca composta por painéis de concreto pendurados por cabos de aço compõe o revestimento da estrutura, criando uma textura que enfatiza o movimento das formas com as diferentes direções em cada plano.
Estudos
Planta baixa
Construção
Construída com painéis de concreto de casca fina. A execução envolve uma estrutura de tração de cabos de aço enfiadas de postes de aço na extremidade da tenda. As formas complexas do pavilhão tornou impossível a construção de uma estrutura de concreto derramado convencional, a solução alcançada por Xenakis e seu engenheiro, foi a criação de um sistema de painéis pré-moldados de concreto pendurados na tensão de cabos de aço.
Interior
Ritmo e som reunidos no interior que era para ser moldado de um modo semelhante a um estômago, com a forma proveniente de um algoritmo matemático. O conceito era que o público entrasse em grupos de 500 em intervalos de dez minutos, por dois minutos, já que o público entrou no meio de um corredor curvo, eles iriam ouvir pedaço de músicas antes de entrar em uma sala que iria para a escuridão, envolvendo o público em um espaço de luz e som durante oito minutos, enquanto um vídeo de acompanhamento exibidas imagens ao longo das paredes do