PGQP
Aluna: Ana
No início dos anos noventa, no Estado do Rio Grande do Sul, foi criado o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - conhecido como PGQP. Este programa de qualidade foi inspirado no Prêmio Nacional de Qualidade – PNQ, o qual é baseado nos modelos japonês e americano de qualidade.
Este programa tem como finalidade promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Possui alta capacidade de mobilização, com mais de 10 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, entre os quais a região da cidade de Santa Maria.
A forma de participar deste programa é por adesão, ou seja, a empresa ou instituição que deseja qualificar-se precisa firmar um Termo de Adesão ao Programa, comprometendo-se a treinar seus gerentes ou líderes através dos cursos de Gestão da Qualidade Total e serem avaliadas dentro de critérios internacionais. Necessita também designar um responsável pela coordenação do Processo de Gestão e formular, anualmente, o Plano de Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão. Todo este processo é acompanhado de perto por técnicos do órgão assessor. Desta forma, as empresas estarão melhorando sua competividade, aprimorando seus gerenciamentos de processos e valorizando as pessoas.
Uma instituição arquivística, aderindo a este Programa de Qualidade, poderia obter inúmeros benefícios, como por exemplo, levantamento das necessidades mais emergenciais através de diagnósticos precisos, treinamento e capacitação dos servidores, satisfação dos usuários, consultoria e proposição de ações adequadas, utilização de técnicas modernas de gestão de documentos e controle do fluxo da informação, acesso, difusão, entre outros benefícios. Entendo também, que a Arquivística tem muito a colaborar para os Programas de Qualidade.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, J.C.; LUZ, A.R. Os arquivos e os sistemas de