peças técnicas
As peças técnicas são divididas em sete partes. Na primeira ocorre a identificação do solicitante e do solicitado, se ambos são pessoas físicas ou jurídicas, e também a identificação do número do processo. Após isto, vem a dúvida ou questionamento a respeito do objeto em questão, qual o problema. Explicada a dúvida, vem a delimitação do assunto, do que se trata o processo. A quarta etapa é o referencial teórico, a bibliografia de livros, ou o referencial legal, as leis. O referencial metodológico mostrará o procedimento, ou as etapas do assunto, além dos equipamentos utilizados para esclarecer as dúvidas. Na sexta etapa, a discussão e análise, onde fala dos autores que são favoráveis ou contrários ao assunto, além da posição de um profissional da área quanto ao mesmo. Na última etapa, a conclusão, é onde coloca-se a opinião, se é afirmativa, ou seja, se concorda, se é negativa ou se é parcial.
Os tipo de peças técnicas são: as correspondências, que são os expedientes, e as peças técnicas cientificas, que são os relatórios de estágio e TCC, artigos, pareceres e pericias.
Na pericia judicial, por exemplo, onde não se manifesta opinião, existem quatro aspectos relevantes, que são o processo, as partes, o autor e o requerido, juiz, Ministério Público e advogados, os peritos que são os assistentes técnicos da pericia, e os honorários do perito, que está diretamente relacionado com a complexidade dos quesitos, com equipamentos utilizados, mão-de-obra e prazo de entrega.
CONCLUSÃO
Visto isto, conclui-se que as peças técnicas como um todo servem para demonstrar, explicar e solucionar uma dúvida de forma técnica, legal, baseada em leis, seguindo sequências determinadas pelas mesmas, mostrando cada passo do processo até a conclusão final do técnico.
Desta forma, voltando-as para a Agrimensura, as peças técnicas são de fundamental importância para os profissionais da área, para realizarem pareceres finais, a respeito de terras levantadas e