Partículas Magnéticas
PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
SIMÕES FILHO -BA
19/01/2015
Trabalho em grupo sobre Partícula Magnética, apresentado ao Ifba como método de avaliação na disciplina de Inspeção de Equipamentos, no curso de Manutenção Mecânica.
Orientador: Prof. Paulo Moura
COMPONENTES:
Ana Carla Oliveira Teixeira
Aldo Nélio B. da Silva
Alan Brandão
Jonailton Santos
Thiago Cruz
Weslle Dias
Simões Filho-BA
19/01/2015
SUMÁRIO
Introdução
Conceito Geral
Magnétismo
Tipos, métodos e técnicas de magnetização
Sopro Magnético
Tipos de Particulas Magnéticas
Limitações
Indicações
Principais Características
Aplicações e Desenvolvimento
Referências
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer, o processo e as normas dos ensaios não-destrutivos, feito pelo ensaio por partículas magnéticas, para a detecção de descontinuidades ou defeitos que possam aparecer em peças ferromagnéticas fabricadas por indústrias do ramo.
CONCEITO GERAL
As partículas magnéticas ou pós magnéticos são os elementos que permitem visualizar as indicações referentes às descontinuidades. Embora o nome indique magnéticas, na realidade elas são magnetizáveis pois, se forem aplicadas sobre uma peça ferromagnética na ausência de um campo magnético, não haverá retenção.
As partículas magnéticas podem ser encontradas na forma de pó, em pasta ou dispersas em líquido. Em todos os casos, as partículas são constituídas de um pó ferromagnético de dimensões, forma, densidades e cor adequados ao exame.
MAGNETISMO
Há séculos observou-se que determinadas pedras tinham propriedades de atrair pedaços de ferro ou interagir entre si, essas pedras foram chamadas de "imãs naturais", e os fenômenos de atração e repulsão de "fenômenos magnéticos". Essas pedras correspondem a um óxido de ferro (Fe3 O4) denominado Magnetita.
Mais tarde "OERSTED" descobriu que uma corrente elétrica passada por um fio condutor gerava um campo magnético, essa