rer. conceitos
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
•
•
•
Subsídios para os conceitos: RAÇA e Etnicidade. In: BRYM,
Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009. p. 211-246.
Ação Afirmativa: todo e qualquer esforço para promover e garantir a igualdade de oportunidades aos grupos vulneráveis à discriminação.
CONCEITOS
Grupos étnico: composto por pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideradas significativas socialmente. Os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores, ancestralidade e outras coisas do gênero.
Grupo minoritário: ou minoria => grupo de pessoas socialmente em desvantagem, embora possam constituir uma maioria do ponto de vista numérico.
Mercados de trabalho segmentados: trabalhadores mal remunerados de uma raça competem com trabalhadores bem remunerados de uma outra raça pelos mesmos empregos. Os segundos podem se ressentir da presença dos competidores mal remunerados e é provável que surjam conflitos. Como consequência, atitudes racistas surgem ou são reforçadas. CONCEITOS
Mito da democracia racial: crença na ausência de preconceito e discriminação, e crença na existência de oportunidades econômicas e sociais iguais para os diferentes grupos raciais ou étnicos. Pluralismo: retenção de uma cultura racial e étnica combinada com o acesso igualitário a recursos sociais básicos.
Preconceito: atitude de julgar uma pessoa com base nas características reais ou imaginárias de seu grupo.
Raça: construto social [não biológico] utilizado para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas, o que normalmente tem consequências profundas para suas vidas.
CONCEITOS
Racismo: crença segundo a qual uma característica visível de um grupo – como, por exemplo, a cor da pele – indica sua inferioridade e justifica sua discriminação.
Racismo institucional: