Base de dados - descrição para modelo ea
Oficina de reparação automóvel.
Descrição do problema:
Um grupo empresarial decidiu abrir uma cadeia de oficinas e foi pedido a criação de um modelo Entidade Associação para representar a futura base de dados.
Em cada oficina, terá que ter um nº de contribuinte, nome, e os contactos. Após o cliente dirigir-se a um funcionário poderá expor o problema e será aberta uma Ficha Técnica com os dados do carro (Marca, modelo, matricula, chassis, kilometros), dados do cliente, serviços que serão feitos no carro, assim como os empregados que trabalharam no mesmo e as peças/materiais caso sejam utilizados. Os clientes poderão ser empresas ou particulares (em qualquer um dos casos só poderão ter um carro por cada ficha técnica), tendo que ser identificados por nome, número de contribuinte e dependendo do tipo de cliente(particular ou empresa), deverão ser identificados por os campos que achar necessário para melhor os definir. Os funcionários terão que ter um contracto (validade, salário, data de inicio, numero), nome, número de funcionário, e poderão ser Mecânicos/Electricistas, Bate-chapas, Pintores, e vendedores. Terá ainda que identificar hierarquicamente quais os funcionários que são chefes e quais os seus subordinados. Todos os funcionários do campo técnico de oficina (mecânica/electricista, bate-chapas, pintura) prestam serviços que estarão subdivididos em três áreas (Mecânica e electricidade, bate-chapas e pintura), que terão um código, preço, descrição e um tempo predefinido para cada serviço. Os funcionários de vendas encomendam peças/material e vendem tendo que registar o número da encomenda ou venda e a data. As vendas não necessitam de ser discriminadas numa ficha técnica e pode ser imediatamente passada a factura.
Quando o mecânico estiver a trabalhar no respectivo carro (serviço) e precisar de alguma peça, terá que se dirigir à secção de peças/material e anotar na Ficha Técnica as pecas utilizadas. A