peça socrates
"O que vós, cidadão atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus acusadores, não sei; certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivamente falavam...'' (narrador)
Cena 2 ENQUANTO O TEXTO É NARRADO SÓCRATES É APREENDIDO E LEVADO A UM JULGAMENTO , QUE É FEITO EM UMA ESPÉCIE DE TRIBUNAL POPULAR. (praça) .
"Contudo, não disseram, eu o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar..." (narrador)
Cena 3
DEPOIS DE TUDO ORGANIZADO...LINCOLN, MILETO E ÂNITO CONVERSAM...
M- Diga-me a quem você se reportam para dirigir nos negócios do estado ?
A- Aos cidadães.
M- e como são escolhidos cidadães que se tornam chefes das cidades? por sorteios ? com farsas ?
L- Você sabe bem...
M- Mas...dividir os negócios estados não é algo muito difícil?
A- Sim...
M- Então é por isso que todos os dias devemos medir forças da calúnia.
Cena 4
NO JULGAMENTO...JUIZ DIZ :
" Vocês que foram escolhidos pela sorte saibam que tem de proferir sua sentença por ocasião deste processo promovido por Mileto com apoio de Ânito,Lincoln contra Sócrates... Mileto acusa Sócrates dos seguintes crimes:
1° Sócrates não crer nos deuses de Atenas.
2° Sócrates propõe novas crenças.
3° Sócrates corrompe a juventude. E o acusador principal exige pena de morte , no caso , Mileto. Palavra aos acusadores...
L- Sócrates que substituir os cultos de nossos deuses por novos demônios ele sempre está propenso a destruir do que a construir coisas mais edificante e sinto que é meu dever a apoiar a pena de morte contra ele.
A- Vocês sabem quanto amor que tenho á cidade de Atenas mas por causa de Sócrates já sofremos uma grande desgraças e os deuses nos pune demais por isso e é por isso que