Peça sobre sus
Personagens :
GABRIELA - A iludida
MARINA - A realista
Paulo - Atendente que faz a ficha
BIANCA - A menina doente
Marisete - Mãe da menina doente
Rafaela - Paciente
Cenário
Sala de espera da emergência de um hospital público, com um enorme relógio (ponteiro móvel)
(Na sala de emergência, vê-se muita gente doente, uns deitados no banco e outros fazendo ficha. Uns mais calmos, outros desesperados, o Porteiro atende muito mal as pessoas (Improvisações organizadas). Quando entra a GABRIELA, congelam.)
No proscênio ( GABRIELA entra com um folheto)
GABRIELA - Interessante! Interessantíssimo! SUS - Sistema Único de Saúde. Todos têm direito a assistência médica, a exames de raio x, eletro “isso”, eletro “aquilo”............(Escuta um gemido) O que é isso?!........
MARINA - (Entra em cena) - Ai! Ai! Tô morrendo, me ajude!
GABRIELA – Ah, MARINA! Procure um médico. Deixe de fazer escândalo, garanto que essa dor nem é tão grande assim.
MARINA- (Começa a chorar)Ai! Ai! A única que pode avaliar minha dor sou eu, pois só eu posso senti-la.
GABRIELA - Ora! Se você está doente, procure um médico.
MARINA - Mas eu não tenho UNIMED, GOLDEN CROSS, nem HELP, nada! Não tenho nada!
GABRIELA - Mas não precisa ter nada! Basta você procurar um posto de saúde ou a emergência de um hospital que será muito bem atendido, e terá direito a todos os exames necessários.
MARINA - (Começa a rir, rola no chão) Depois de uma piada dessas, até fiquei curada. Como você é tola! Já vi que você nunca foi a um posto de saúde nem a emergência de hospital. Você deve ser cliente da UNIMED.
GABRIELA - Eu tenho UNIMED sim. Mas estou falando isso porque neste folheto está explicando como deve ser o atendimento no SUS.
MARINA - Deixe eu dar uma olhada! Bonito! O que é SUS? “O SUS é a nova forma de organização do sistema de saúde, proposta pela Constituição. Devemos ressaltar que o SUS não é o sucessor do INAMPS , nem do DASP, nem da Fundação Hospitalar nem tampouco