Trabalho de enologia
a) História
Priorato encontra-se em uma região isolada da Catalunha, no interior de Tarragona
Priorato, um dos vinhos espanhóis mais instigantes, ainda que paradoxal, é feito numa região vinícol a isolada na Catalunha, no interior de Tarragona. Apesar desta região espanhola ser renomada por sua refinada tecnologia e grandes negócios, os métodos de produção do vinho de Priorato praticamente não se alteraram desde que os monges Carthusianos estabeleceram sua sede naquela região, no século 12. Esta sede era conhecida na época como Prior, daí o nome do vinho.
b) Viticultura, Clima e Solo
O Priorato é um dos raríssimos vinhos de primeira classe do mundo que é produzido a partir das uvas Garnacha e Cariñena, duas variedades que vêm sendo sistematicamente substituidas na Espanha e na França.
A idade dos vinhedos e a concomitante baixíssima produção ( em média 0,3 toneladas por acre), sem sombra de dúvida contribuem para a intensidade e potência do vinho. Sob o tórrido sol do Mediterrâneo, as uvas amadurecem para atingir potenciais alcoólicos de até 18% (semelhante ao que ocorre com os vinhos totalmente secos de Collioure, na fronteira da França,em Roussillon). O solo é pobre, rochoso, derivando de uma camada de ardósia vermelha e quartzo. É conhecido localmente como llicorella e por sua pequena espessura, suporta uma pequena produção de uvas.
A colheita mecânica das uvas é praticamente impossível e nas encostas muito íngremes muitos terraços onde crescem as uvas foram abandonados, já que nos últimos anos a população rural encontrou trabalho nas vilas e cidades do litoral. Apenas alguns bravos persistem, produzindo um vinho tinto grandioso e potente, extraordinariamente concentrado, que deve ter um mínimo de 13,75% de gradação alcoólica para ser reconhecido pelas leis do DO.
Em Priorat, existem diferentes tipos de solos, mas entre os mais populares, são formadas por xistos, composta por pedras chamadas "llicorell ou llicorella" , dando