PETTeR Margarida linguagem língua e linguistica
Curso: Licenciatura em Letras
Disciplina: Linguística I
Discente: Rogerio da Silva Damaceno
Jequié abril de 2014
PETTER, Margarida:- linguagem, língua, linguística In: Fiorin, José L.(org.) introdução a linguística I. Objetos teóricos 4.ed. São Paulo : contexto,2005 Os interesses pela linguagem são muito antigos remontam do século iv a.c iniciou-se por razões religiosas onde os hindus começaram a estudar sua língua para não proferirem os textos sagrados de maneira incorreta, depois foram os gregos e latinos. Mais tarde Panini e outros gramáticos hindus dedicaram-se a descrever minuciosamente sua língua, mas só foram descobertos no ocidente no final do século XVIII. A linguagem verbal é então a matéria do pensamento e o veiculo de comunicação social, e permite falar do passado, presente e futuro e até do que não existe.
O desenvolvimento do estudo linguístico levou muitos estudiosos a promoverem definições de linguagens próximas em pontos e distintos na ênfase atribuídos por defender aspectos considerados por cada um. Saussure considerou a linguagem heteróclita e multifacetada, pois abrange vários domínios e ao mesmo tempo físicos fisiológicos e psíquicos pertence ao domínio individual e social. A linguagem envolve uma complexidade e uma diversidade de problemas que suscita uma analise de outras ciências como a psicologia a antropologia e etc.
A língua para Saussure é um sistema de signos um conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo o conjunto língua-linguagem contem ainda outro elemento conforme Saussure fala um ato individual que resulta de combinações feitas pelo falante que utiliza o código da língua. Língua e fala não se separam visto que são interdependentes, para Saussure a linguística tem por único e verdadeiro objeto a lingua considerada em si mesma e por si mesma.
Os estudos do zoólogo alemão Karl Vom Frisch sobre as abelhas