Resumo do texto: “Linguagem, Língua, Linguística.” PETTER, Margarida.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGUEM
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA
Tatiana Conde Peixoto da Costa Neto
Estudo dirigido para a disciplina Linguística apresentada a Ana Paula Passos Jakubów do Instituto de Letras da UERJ.
11 de Junho de 2013 Rio de Janeiro
Texto: PIETROFORTE, A.V (2002) A língua como objeto da linguística. In: FIORINI (org.). Introdução a linguística I. São Paulo: Contexto.
1) Discuta a importância de Saussure para a linguística do século XX.
Saussure contribuiu para os avanços da Linguística histórica e comparativa, apresentando importantes pesquisas sobre o assunto. O qual se tratava de estudar a língua a partir de comparações entre as línguas. Contudo, a maior contribuição de Saussure para a linguística, vai aparecer publicada na obra póstuma O Curso de Linguística geral, em que a partir das anotações de seus alunos, foi possível chegar à conclusão do conceito de Dicotomia. As dicotomias propostas por Saussure são um par de conceitos que devem ser definidos um em relação ao outros, portanto, uma dicotomia não exclui a outra, elas são apenas visões diferentes sobre um mesmo assunto.
E, é com a divulgação dos trabalhos de Saussure que a linguística passa a ser reconhecida como estudo científico.
2) Comente a definição de “dicotomia” fornecida no texto e explique as quatro dicotomias propostas por Saussure.
Dicotomia quer dizer “divisão em partes iguais”. Mas não é esse sentido que o estudo de Saussure utiliza. Para ele, uma dicotomia são dois conceitos que devem ser definidos um em relação ao outro, no entanto, um não exclui o outro de forma alguma, são apenas visões diversas de um mesmo assunto, em que um só faz sentido se