Petróleo
ATIVIDADE
Uma industria pretende se implantar no Vale do Rio Piabanha - RJ, próximo a cidade de Pedro do Rio. Para seus processo produtivos a indústria precisa de água que será derivada do rio Piabanha. A Lei 9.433/97 - Política e Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos define em seu em seu Artigo 12, Inciso I: Art. 12. Estão sujeitos à outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos[1]: I - derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo;
Assim a indústria deverá procurar o órgão público responsável para conseguir sua outorga de água.
Dados da Empresa:
Razão Social - Indústria XX S.A.
Tipologia Industrial - Cervejaria
Captação de Água: 10 l/s - constante durante todo o ano.
Esgotamento: 5 l/s - constante durante todo o ano.
Suponha que você está coordenando os procedimentos de outorga do órgão público responsável, que adota os seguintes critérios/passos para verificação da possibilidade de outorgar o recurso hídrico pedido pela cervejaria:
Passo a Passo: 1- O Rio Piabanha foi previamente dividido em 12 trechos contados da foz para a nascente, conforme mostra a Figura 1 abaixo. A Cervejaria XX está localizada no trecho 6, na cidade de Pedro do Rio. 2- Disponibilidade Hídrica: neste trecho existe o Posto de Medição de Descargas Líquida (vazões) de Pedro do Rio, cuja série histórica de vazões médias mensais aparece na Tabela 1. Deve-se montar as curvas de permanência, uma para cada mês, e retirar a vazão mínima de referência de 95%[2] - disponibilidade hídrica mensal. 3- Consumo dos Usuários: Estimar o consumo de água de cada usuário localizado a montante do ponto de captação da Cervejaria XX.
Vazão Consumida = Vazão Captada - Vazão Esgotada
4- Calcular o somátorio das vazões consumidas a montante do trecho em estudo,