Petróleo
O petróleo é uma substância em forma de óleo encontrado no subsolo, em várias profundidades. É constituído pela mistura de substâncias orgânicas que se depositaram no fundo de mares e lagos, que ao sofrerem a ação do calor e da pressão das camadas que iam se depositando pela ação do tempo, transformaram-se em óleo e gás. Só se pode encontrar petróleo onde o solo é formado por rochas sedimentares, uma vez que ele se aloja nos poros das rochas.
Atualmente, as maiores jazidas de petróleo e gás natural do mundo se encontram no Oriente Médio (principalmente Arábia Saudita e Irã). Isso se deve ao fato de que, naquele local, duas placas tectônicas estão em choque, o que provoca “vãos” no subsolo que permitem que o óleo se acumule. Além disso, a região possui muito sal, que funciona como uma proteção da superfície para que nada penetre no solo e contamine o petróleo lá alojado.
2. A IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA
Estima-se que o petróleo venha sendo usado pelo ser humano desde 4 mil a.C., na forma de asfalto e betume (também conhecido como piche, usado para a pavimentação de ruas e obtenção de bases para pintura). Desde então, a tecnologia de extração do petróleo vem sendo melhorada, para que se possa extrair cada vez a maiores profundidades. Exemplo disso é a camada pré-sal no Brasil, que se encontra a até 8 mil metros da superfície do mar.
A partir do século XVIII o petróleo começou a ser comercializado para uso farmacêutico e de iluminação, sendo minerado pela primeira vez em 1742, na Alsácia. Seu uso industrial só começou na segunda metade do século XIX, sendo refinado para que pudesse ser usado na forma de querosene para iluminação, substituindo o óleo de baleia. O primeiro poço de petróleo comercial foi perfurado em 1859, na Pensilvânia, Estados Unidos.
3. A FORMA DE UTILIZAÇÃO
Para que possa se transformar nos principais produtos que usamos, o petróleo sofre um processo de refino, que ocorre através da destilação fracionada. No