Trabalho
Camila Pinheiro Macedo
Gabriela Cristina de Souza
ADM 1 NA/ CCO 1 NA
Demanda e oferta
Proposição
Contagem – MG
21 de Setembro de 2012
1. O que mostram uma escala e uma curva de demanda individual?
Mostra a relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.
2. Porque, em regra geral a curva de demanda tem a inclinação negativa?
A curva de demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda. Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois fatores somados, refletindo o fato de que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação a seu preço, coeteris paribus.
3. O que mostram uma escala e uma curva de oferta individual?
Mostram as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços.
4. Porque, em regra geral, a curva de oferta tem inclinação positiva?
Deve-se ao fato de que um aumento do preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção; novas empresas serão atraídas, aumentando a quantidade ofertada do produto.
5. Como é determinado o equilíbrio de mercado de um bem num mercado competitivo?
Quando a quantidade ofertada for menor que o equilíbrio (onde a quantidade e o preço atendem aos consumidores e produtores simultaneamente), haverá uma competição entre os consumidores, daí será necessário o aumento dos preços até que se atinja o equilíbrio.
Quando a quantidade ofertada for maior que o equilíbrio, haverá competição entre os produtores, levando a uma redução dos preços até que se atinja o equilíbrio.
6. O que são preços e quantidade de equilíbrio?
Na interseção das curvas de oferta e demanda, teremos o preço e a quantidade de equilíbrio, isto é, o preço e a quantidade que atendem às aspirações dos consumidores e dos