Petróleo e seus derivados
O petróleo, óleo de pedra, é uma mistura de hidrocarbonetos, rica em alcanos , que são hidrocarbonetos formados por cadeias carbônicas saturadas. O petróleo é conhecido há milhares de anos nas regiões onde aflorava espontaneamente para a superfície. Pelas suas propriedades era usado pelos povos antigos do Oriente Médio em construções, como lubrificante e como combustível para aplicações diversas. Alguns usavam o óleo até para aplicações medicinais.
Hoje o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.
Além dos combustíveis e lubrificantes que saem direto das refinarias, a nafta é um dos derivados do petróleo é a matéria-prima básica da indústria petroquímica, de onde vêm os plásticos, resinas, solventes e outros produtos tão presentes em nosso cotidiano que fica difícil pensar a vida sem eles.
Sem o petróleo, a maioria dos materiais sintéticos não existiriam. Roupas de poliéster e tênis de nylon teriam que voltar a ser feitos de algodão.
Além disso, uma infinidade de processos industriais depende de insumos derivados do petróleo. Sem eles a indústria farmacêutica, por exemplo, não poderia fabricar uma série de medicamentos indispensáveis.
EXTRAÇÃO
O petróleo é encontrado em bolsões profundos – às vezes em terra firme, outras vezesabaixo do fundo do mar. Acredita-se que 50% das jazidas mundiais de petróleo estejam sob omar, porem com as constantes descobertas do pré-sal esta estatística pode ser alterada, poistodas as bacias encontradas no mundo foram em alto ma
A perfuração é a segunda fase na busca do petróleo. Ela ocorre em locais previamente determinados pelas pesquisas Geológicas e Geofísicas. Perfura-se um