Modais de transporte
A palavra transporte vem do latim trans e portare, quem significam, de um lado a outro e carregar. Podemos dizer que é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar a outro.
A evolução do transporte ocorreu de forma lenta até meados do século XVIII com a Revolução Industrial. Nessa época, ocorreu a introdução da locomotiva a vapor e os trens a vapor, tornando possível transportar pessoas e mercadorias em um curto período de tempo e custos mais baixos.
Posteriormente, a invenção do motor de combustão interna feito por Nikolaus August Otto e a aplicação de eletricidade ao comboio, o automóvel e o avião, tornaram possível o transporte mais ágil, cômodo, seguro e barato.
Em seguida, será apresentado o um breve relato da matriz de transporte no Brasil, os modais de transporte e suas características, assim como vantagens, desvantagens, suas evoluções e projeções para suas melhorias.
2. Matriz de transporte
Matriz de transporte são os tipos de transportes existentes e estão no cotidiano de todas as empresas que necessitam movimentar cargas e que causam impacto direto no custo do produto e no nível de serviço prestado ao cliente.
Segunda a matéria da Valor Econômico, o Brasil gastou em 2010 com logística 10,6% do PIB brasileiro, em contrapartida que utilizaram 7,7%. Os gastos com transporte representam 54% dos custos médios das empresas com logística e 4,6% do valor de sua receita líquida. Muito atrás, os gastos com estoque e armazenagem ficam praticamente empatados, com 23% e 22% dos custos médios para as empresas, respectivamente.
3. Modais de Transporte
Existem cinco tipos de modais de transporte, são eles: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e aéreo. Cada um com suas facilidade e dificuldades, custos maiores e menores, vantagens e desvantagens para o uso conforme produto a ser transportado.
Segundo Bertaglia (2006), as decisões estratégicas tomadas para definir a modalidade a ser escolhida para transporte levam em