PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
- Extração e obtenção de seus derivados (quais são)?
- Suas aplicações
- Como são utilizados como fonte de energia?
O que é o Petróleo?
Petróleo vem do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, ou seja, "óleo da pedra". É uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o castanho claro até o preto, passando por verde. Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais “hidrocarbonatados” que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo.
Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje se tem como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.
Um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos.
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e de hidrogênio, aos quais se podem juntar átomos de Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Flúor.
Por não haver uma única substancia no petróleo e sim uma aglomeração de hidrocarbonetos parafínicos, cicloparafínicos (nafténicos), aromáticos e outros compostos orgânicos, ele não tem uma formula química e nem estrutural. Sua fórmula varia de região para região de onde é extraído. Um destilado do petróleo, por exemplo, a gasolina, também carrega o mesmo principio. Basicamente constituída por butano (C4H10) e