Petróleo resumo
Tema: Petróleo
Alunos: Alexandre, Jessica, Larissa G. 3ºAno B
O que é o Petróleo?
O que é?
O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. É uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas apenas por hidrogênio e carbono.
Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo verde e marrom-claro. É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. Existem petróleos leves, médios e pesados, além de óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão.
Como o Petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
Extração
Sua extração teve início em 1859, na Pensilvânia (EUA). No Brasil o primeiro poço foi aberto em Lobato –BA, em 1939.
Para extrair o petróleo são necessárias várias etapas como a perfuração até a camada onde o liquido se encontra, a implantação de um tubo para que essa matéria possa ser trazida a superfície, e o vedamento das crateras com cimentos para evitar vazamentos da matéria e também de gases que se encontra abaixo da terra. Esse minério chega a superfície por meio da pressão em que é submetido e também por meio de bombas que irão puxar a matéria para cima por um tubo até as câmaras de conservação e a torre de fracionamento.
Vantagens e desvantagens do uso do petróleo
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, é uma matéria prima usada para fabricas mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.
Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte