Resumo de Refino de Petróleo
1. Explique o principio de formação, estabilização e quebra de emulsões.
A formação de emulsão ocorre quando dois fluidos imiscíveis passam por uma grande agitação, ocorrendo um intimo contato e incidindo uma dispersão de gotículas de um fluido dentro do outro.
Para que uma emulsão se torne estável é necessário que haja dois fluidos imiscíveis, agitação entre eles para ter um íntimo contato e agentes emulsificantes. Porém a estabilidade da emulsão sofre influência: do diâmetro da gotícula de água, tipo e quantidade de agente emulsificante, quantidade de fase dispersa, viscosidade do óleo, presença de sólidos, idade da emulsão e temperatura.
Para obter quebra de uma emulsão é necessário rompimento do filme emulsificante, coalescência de gotículas de água, sedimentação de gotículas. Existem vários meios de obter a separação dos componentes: Decantação da emulsão; Adição de desemulsificantes; Aquecimento de emulsões; Filtração de emulsões; Campo elétrico.
2. Que dispositivos existem em uma torre ou uma coluna de destilação, e que garantia eles proporcionam?
Pratos - chapa metálica de forma circular que permite a passagem do vapor na área central através pode ser perfurados, com borbulhadores ou valvulado.
Recheios – permite contato continuo do liquido com o vapor em toda a extensão do leito recheado, onde ocorre a transferência de calor e massa entre o líquido e o vapor.
Chicanas – são menos usuais pois não permitem um bom contato do vapor com o líquido, porem não apresenta grande peca de carga de vapor. Podem ser randômicos ou estruturados.
3. Cite as principais razões para o tratamento do óleo.
Corrosão de equipamentos, deposição de sais nos permutadores e fornos, presença de excesso de água, aumento do consumo de produtos químicos e presença de sais, sedimentos e sólidos.
4. O que se entende como faixas de cortes do petróleo?
Corte do petróleo representa grupos de hidrocarboneto cujo ponto de ebulição se encontra em uma