Petróleo no Brasil e no mundo.
Abril 2013
Nayara Cristina
Petróleo
Abril 2013 Sumário
1 Introduão
2 Subprodutos
3 Aplicações
4 Reservas no Brasil e no mundo
5 Bibliográfia
6 Conclusões
Introdução
O petróleo é uma substancia inflamável menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entra o negro e o castanho escuro.
O petróleo é uma mistura muito complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos, associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contem nitrogênio, oxigênio e enxofre.
O nome petróleo significa óleo de pedra.
A teoria mais aceita sobre a origem do petróleo afirma que trata de um produto da decomposição lenta de pequenos seres marinhos que permaneceram soterrados, preservados do oxigênio e submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão.
Ao longo do trabalho será falado sobre os subprodutos do petróleo, suas aplicações e suas reservas no Brasil e no mundo.
Subprodutos
O petróleo não fornece apenas combustíveis, mas também a matéria prima para a produção de quase todos os plásticos que conhecemos,borrachas,resinas,lacas, tintas,vernizes,ceras,lubrificantes,parafinas,fármacos,corantes,solventes,explosivos,fibras sintéticas,detergentes,fertilizantes,inseticidas,fungicidas e portanto,de todos os produtos acabados que utilizam esses materiais que vão de embalagens a acessórios,materiais de construção e acabamentos cirúrgicos,produtos de higiene,cosméticos,roupas e alimentos.
De acordo com a predominância de hidrocarbonetos encontrados no óleo cru, o petróleo e classificados em:
Parafinicos:este tipo de petróleo produz subprodutos com as seguintes propriedades:
_gasolina de baixo índice de octanagem.
_querosene de alta qualidade.
_óleo diesel com boas características de combustão.
_óleos