Petroléo e o meio ambiente
Atualmente o petróleo é um dos recursos naturais de que nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O petróleo é uma fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para humanidade.
Porém, o que vamos analisar neste trabalho são os principais impactos ambientais da indústria do petróleo. Dando ênfase aos impactos sobre o meio físico, gerados pela poluição do solo, da água e do ar.
Pode- se dizer que utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera.
A queima do petróleo e seus derivado está sufocando nosso planeta, diariamente, emitindo milhares gases para atmosfera (CO, CO2...). Esse impacto ambiental nos já estamos sentindo através dos efeitos na temperatura, nas águas, nos ventos, enfim, nas mudanças climáticas. Já os impactos produzidos pelo derramamento ou vazamento de óleo na água as conseqüências são mais drásticas, pois além de afetar o ecossistema litorâneo, esses acidentes deixam marcas por vinte anos ou mais e a recuperação é muito longa e difícil e nem sempre conseguem minimizar o problema. Sem falar que na fase de refino existe o problema do descarte de afluentes líquidos, a emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais.
Outro fator a ser levado em conta quando o assunto é o Petróleo e o Meio Ambiente são os seus derivados e sua decomposição. Fazendo um levantamento de dados, pode – se perceber que eles além de poluir na sua fabricação, são os que mais demoram a se decompor, ocasionando assim o aumento de lixos, morte de animais ao consumir (no caso das sacolas, quando se faz o descarte incorretamente), também emitem mais gases para atmosfera( no caso da gasolina, óleo diesel, querosene...). Óleos