Conte
Resposta: A sociologia não foi obra de um único pensador, mas sim de circunstâncias históricas e contribuições intelectuais. A Sociologia surgi em meio a Revolução Industrial e Revolução Francesa, pois ambas trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas consequências. 2.Na antiguidade e na Idade Média como os problemas sociais eram explicados?
Resposta: As tentativas de explicações da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião. Na Antiguidade, as primeiras tentativas de estudo sistemáticos, feitas sobre a sociedade humana, começaram com os filósofos gregos. Na Idade Média a Igreja Católica exerceu ampla influência, desta forma nem a filosofia nem a ciência poderiam contrariar as verdades estabelecidas pela Igreja Católica.
3.Como era a relação entre religião e conhecimento na Idade Média?
Resposta: A Igreja queria impor que ela era a instituição que definiria o que é verdade sobre todos os assuntos, inclusive sobre a natureza. Essa atitude impedia a liberdade investigativa da natureza. Inicialmente o conhecimento grego era banido e a partir do século XII, com Thomas de Aquino e outros "pais da Igreja", algumas visões filosóficas da natureza dos gregos foram incorporadas na Teologia Católica e impostas à sociedade. Dessa forma, a Igreja Católica concentrava-se em si mesma a autoridade para assuntos religiosos e da natureza, autoridade a qual todos deviam se submeter, sob ameaças de terríveis punições.
4.Quais são os três grupos de mudanças que convergiram para a emergência de uma ciência social, segundo Florestan Fernandes?
Resposta: Os fatores socioculturais, os fatores intelectuais e o sistema de ciências. Fatores socioculturais, no século XVIII com a Revolução Industrial houve a passagem do feudalismo para o capitalismo, que definiu o desaparecimento da sociedade feudal e a