Industria do Petroleo e o meio ambiente
O hidrocarboneto petróleo tem origem a partir do soterramento e decomposição de matéria orgânica depositada junto com sedimentos, esta matéria orgânica sendo levada há altas pressões e temperaturas transforma-se em forma oleosa. As matérias orgânicas que constituem o óleo que conhecemos por petróleo são originadas de eras geológicas passadas, mais precisamente de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de ano.
Não há petróleo com qualidade totalmente igual pois o tempo de decomposição de matérias são diferenciadas, toda a composição de petróleo é diferente, sua cor varia entre o preto até o incolor. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares. Os hidrocarbonetos mais pesados estão na forma sólida, e os mais leves são gases. Com este princípio é possível obter frações de petróleo para todos os gostos.
No Brasil a primeira perfuração no subsolo a procura de petróleo foi em 1892 no município de Bofete no estado de São Paulo, o poço atingiu 488 metros. Em 1938 foi criado o Conselho Nacional de Petróleo (CNE), visando regular e controlar as atividades ligadas a perfuração e extração. Em 1939 na localidade de Lobato, Recôncavo Baiano, foi a primeira área produtora de petróleo em condições comerciais. No final desse mesmo ano já tinham sido perfurados aproximadamente 80 poços no Brasil.
No ano de 1953 durante o governo de Getúlio Vargas foi criada a Petrobrás. Esta estatal detinha o monopólio produtor do petróleo nas seguintes atividades.
• Pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e outros hidrocarbonetos, fluidos e gases raros em território nacional;
• Refino do petróleo nacional e estrangeiro;
• Transporte marítimo de cabotagem, isto é, costeiro, e transporte terrestre por oleodutos de petróleo de derivados;
• Importação e exportação de petróleo e derivados.
Na década de 70 as atividades petrolíferas ganharam impulso ainda maior com a