PETROLEO
Este trabalho irá falar sobre o petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e não deixando de citar seus aspectos químicos.
A definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.
Desenvolvimento
Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a agua, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom é a principal fonte de energia.
Surgimento do petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Geologia O petróleo está associado a grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo no limite das placas tectônicas.
O petróleo pode ser encontrado tanto na terra como no mar, principalmente nas bacias sedimentares, mas também em rochas do embalsamento cristalino.
Durante a perfuração de um poço as rochas atravessadas são descritas pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço através de paredes especiais as quais também permitem ler as propriedades físicas das rochas, identificar e avaliar a ocorrência de hidrocarbonetos , que ocupam espaços porosos nas rochas sejam eles os grãos ou fraturas.
O primeiro poço de