petroleo
INSTITUTO BRASILEIRO DE PETROQUÍMICA - IBRAPEQ
ANÁLISE O GRÁFICO E RESPONDA AS QUESTÕES 1 E 2.
Questão 4
Em relação as rochas selantes ou selos é incorreto afirmar:
a)
b)
c)
d)
e)
Questão 1
Uma rocha geradora é encontrada a uma profundidade de 4
(quatro) mil metros a uma temperatura de 78ᵒ C. Nessa rocha geradora haverá uma predominância de:
a)
b)
c)
d)
e)
Gás biológico.
Óleo.
Gás termoquímico.
Grafite.
Gás carbônico.
A rocha selante deve ter plasticidade, característica que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforço determinantes de deformações.
Rochas selantes são aquelas que possuem a capacidade de reter o hidrocarboneto armazenado em uma determinada rocha-reservatório. As principais características de uma boa rocha selante são: alta porosidade, alta permeabilidade, boa continuidade lateral e vertical.
Exemplos de rochas selantes: Folhelhos, Sal.
A rocha selante deve se localizar em cima da rocha reservatório. Questão 5
Sincronismo, no tocante à geologia do petróleo, é o fenômeno que faz com que as rochas geradoras, reservatórios, selantes, trapas e migração se originem e se desenvolvam em uma escala de tempo adequada para a formação de acumulações de petróleo. A ausência de uma rocha selante num sitema petrolífero poderá ocasionar uma:
Os estágios de evolução da matéria orgânica são: diagênese, catagênese e metagênese. É incorreto afirmar:
a)
b)
c)
d)
e)
a)
Questão 6
Questão 2
b)
c)
d)
e)
A diagênese tem início nos sedimentos recém-depositados, onde a atividade microbiana é um dos principais agentes de transformação. Ao final da diagênese, a matéria orgânica consiste, principalmente, em querogênio.Em termos de exploração de petróleo, as rochas-matrizes são consideradas imaturas nesse estágio.
A catagênese resulta do aumento da temperatura durante o soterramento nas bacias sedimentares, proporcionando maturidade às