Petroleo
O Petróleo bruto ou apenas Petróleo, é o termo utilizado quando ele quando não processado, ele é um combustível fóssil, foi formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorridos a centenas de milhões de anos. Ele pode apresentar cores diferentes, de claros a negros, assim como viscosidades diferentes, que posem se assemelhar a água ou quase sólidas
Para refinar o petróleo bruto, o aquecemos e as diferentes cadeias de hidrocarbonetos são separadas de acordo com as temperaturas de evaporação, cada comprimento de cadeia tem uma propriedade diferente, o que se torna útil de maneira especifica. Desta forma obtemos uma lista diferente de produtos apartir deste processo, como o gás de petróleo, nafta, gasolina, querosene, diesel, óleo lubrificante, entre outros.
Nesse processo de refino, os químicos seguem algumas etapas, a mais antiga é como já falei acima, usar as diferenças entre as temperaturas de ebulição, basicamente esquentar o petróleo, deixar evaporar e depois condensar esse vapor, esta é chamada de destilação fracionada. Nas técnicas mais recentes usa-se processamento químico, térmico ou catalítico em algumas das frações para criar outras, esse processo é chamado de conversão.
O processamento químico, por exemplo, pode quebrar cadeias longas em outras menores. Isso permite que uma refinaria transforme, por exemplo, óleo diesel em gasolina, de acordo com a demanda por gasolina.
As etapas de destilação fracionada começam pelo aquecimento, geralmente feito com vapor de alta pressão, a uma temperatura acerca de 600ºC, a ebulição forma vapores (gases),