petroleo e gas
TECNOLOGO EM PETROLEO E GÁS
NOME DO(S) ALUNO(S)
TÍTULO: PROJETO INTEGRADOR
Salvador - BA
2014
FACULDADE DOM PEDRO II
TECNOLOGO EM PETROLEO E GÁS
NOME DO(S) ALUNO(S)
TÍTULO: PROJETO INTEGRADOR
Salvador - BA
2014
TÍTULO: PROJETO INTEGRADOR
Projeto Integrador apresentado para obtenção de conceito, ao Curso Técnico em petróleo e gás, articulado com o Curso de Ensino superior, da Faculdade Dom Pedro II – Concórdia, sob orientação do(s) professor(s) Adelson
Salvador - BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A introdução possibilita uma visão sintética do Projeto, demonstrando os seguintes aspectos:
- O Projeto a ser desenvolvido deve ser coerente com a missão e os objetivos da Instituição a que se vincula.
- O Projeto deve ser elaborado a partir do diagnóstico da situação e necessidades da organização, sendo ressaltado o que representará para a mesma em curto, médio e longo prazo.
Na introdução procura-se estabelecer, principalmente, a definição e a indicação do caminho seguido, tendo como objetivos básicos: anunciar a idéia geral; delimitar o assunto; situá-lo no tempo e no espaço; acentuar a sua importância; indicar a documentação pesquisada e os dados utilizados; indicar a metodologia empregada na pesquisa; e, anunciar as idéias mestras do desenvolvimento do trabalho para se ter uma visão global do assunto.
É importante ter em mente que uma redação clara e objetiva da introdução é um fator primordial para motivar o leitor. Uma introdução que não motive à leitura pode ser a única parte lida do texto.
2 JUSTIFICATIVA
A justificativa deve caracterizar e descrever a situação real existente a ser modificada pela execução do Projeto, utilizando dados que retratem o problema de maneira precisa.
Procura demonstrar a si próprio e ao leitor o valor