O Impacto da Tecnologia da Informação no Profissional Contábil
1. Introdução
A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. Com a informatização e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações, livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informações dentro das empresas.
2. a evolução do processo de comunicação contábil
A Contabilidade e suas práticas existem na sociedade desde tempos remotos, e seus processos de registros foram evoluindo para acompanhar o próprio desenvolvimento social. Segundo Sá (1999, p.17):
“Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele a mais primitiva forma de inscrição que foi a artística, da qual se valeu para também evidenciar seus feitos e o que havia conquistado para seu uso”.
Acredita-se que a gênese dos primeiros registros se encontra nos sulcos ou rabiscos e sinais encontrados nas grutas e cavernas da Antigüidade, sendo esse fato um ponto de divergência para os historiadores que defendem a idéia de que tais “figuras” serem manifestações artísticas. Independentemente de serem manifestações artísticas, é inegável que o mesmo tenha contribuído para o surgimento dos primeiros registros. O desenvolvimento das civilizações, impulsionado pela economia de produção e o surgimento da escrita também foram um dos fatores de influência para o desenvolvimento dos registros contábeis. A Contabilidade primitiva, era