Peteca
Peteca
HISTÓRIA DA PETECA
Peteca é o nome dado a um artefato de origem indígena-brasileiro. A palavra Peteca vem do Tupi Pe’teka, e significa “bater”
HISTÓRIA DA PETECA
Segundo estudos, os índios jogavam com as mãos e cabeça, e a produziam com um material feito de pedra envolvido em folhas de árvores, amarrados numa espiga de milho. Há indícios de que nossos antepassados foram nos passando essa prática por várias gerações.
HISTÓRIA DA PETECA
Em 1920, na V Olimpíada realizada na Antuérpia, capital da Bélgica, a delegação brasileira levou petecas e encantou diversos países competidores, tornando-a conhecida mundialmente.
HISTÓRIA DA PETECA
Em 1973 começaram a surgir as primeiras regras do jogo da peteca, iniciando a fundação da Federação Mineira de Peteca – FEMPE. Teve uma aceitação por parte da população, jornais, revistas e panfletos publicaram e enfatizaram esse esporte, tornando-o ainda mais conhecido.
HISTÓRIA DA PETECA
Mas foi em 1985, em Brasília, que a simples brincadeira, tornou-se um esporte regulamentado e teve suas regras oficiais, entrando para o Conselho Nacional de Desporto (CDN), por solicitação da FEMPE Federação Mineira de Peteca.
Os tipos de rebatidas são: Batida básica; Batida por baixo; Batida saltando.
- Não errar; - Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada; - Antecipar a jogada; - Explorar o lado fraco do adversário;
- Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem); - Dosar o esforço físico; - Não jogar a peteca na mão dos adversários (peteca a meia altura).
A“
” DA PETECA
PETECA INDÍGENA
A“
” DA PETECA
PETECA TRADICIONAL
A“
” DA PETECA
PETECA DE JORNAL
A“
” DA PETECA
PETECA PROFISSIONAL COM AMORTECEDOR
A“
PETECA PROFISSIONAL (BADMINTON)
” DA PETECA
O jogo da peteca, por ter sido iniciado pelos nativos, é uma forte herança e contribuição indígena para a nossa educação física e nossa cultura. Para ser